Carregando | Limpinho

Show info

RUA URBANO SANTOS, 127
Moinho Velho, Cotia - SP
(11) 4551-8223


Desenvolvido por: FMA | Criação de Sites
  • Limpinho - Solução para Limpeza de Ouvidos

Materiais Técnicos

Acidificação do ouvido de cães e gatos

O ph do ouvido é mais alcalino que o da pele e favorece o crescimento bacteriano. Alguns estudos defendem o uso de acidificantes em soluções otológicas, para diminuir o ph do ouvido e, assim, inibir o crescimento bacteriano. Porém ácidos, como o acético e o bórico, podem deixar odor desagradável e irritar a pele do ouvido já machucado.

Em um estudo, dois grupos de cães com otite do ouvido externo foram tratados usando ceruminolítico com ácido salicílico + Solução Otológica de Gentamicina (Grupo A) e a Solução Otológica não acidificada + Solução Otológica de Gentamicina (Grupo B).

No grupo A houve aumento de otalgia (dor no ouvido), provavelmente pela acidificação do conduto auditivo. No grupo B, houve maior diminuição de microorganismos, provavelmente por que a Gentamicina atua melhor em meio alcalino, e no grupo A o ouvido foi acidificado, diminuindo a ação do antibiótico.

Portanto, o uso de produtos para limpeza otológica que acidificam o ouvido de animais que já apresentam alguma afecção ou ferida aumentam a dor no local e, quando associados a antimicrobianos, podem acabar diminuindo a ação dos mesmos.

A Solução para Limpeza de Orelhas não contém acidificantes em sua formulação, higieniza a orelha, remove o excesso de cerúmen e neutraliza odores indesejáveis. Além disso, ajuda a prevenir otites e diminui coceiras causadas por sujidades e cerúmen.